As mudanças na grade curricular do ensino médio vêm sendo debatidas há algum tempo por alunos, educadores e pais de todo o Brasil.
Neste artigo você irá ver:
Quais são as mudanças do novo ensino médio?
Como será o Novo Ensino Médio?
Como está a educação em 2024?
Como os alunos devem se preparar para o novo ensino médio em 2025?
Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou a lei que cria o Novo Ensino Médio, que seguirá para sanção presidencial e já deve começar a ser aplicado a partir de 2025 nas escolas de todo o país.
O assunto foi amplamente divulgado em veículos de comunicação. Neste artigo do blog, vamos abordar as principais mudanças no ensino médio para manter professores e estudantes atualizados sobre as novidades.
Veja a seguir e boa leitura!
Quais são as mudanças do novo ensino médio?
Primeiramente, é importante destacar que as mudanças no novo ensino médio começam a valer a partir de 2025 para os alunos ingressantes nessa etapa escolar. Para aqueles que já estão com o ensino médio em andamento, haverá um período de transição.
No modelo aplicado atualmente, a Base Nacional Comum Curricular estabelece 1.800 horas para disciplinas obrigatórias aos alunos e 1.200 horas para disciplinas optativas, que incluem itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou o curso técnico.
O projeto aprovado essa semana para o novo ensino médio prevê que o ensino médio regular terá a carga horária mínima de 2,4 mil horas para os três anos de formação. Além disso, é necessário que os alunos tenham 600 horas de matérias optativas, totalizando carga horária total de 3 mil horas.
Já para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1,2 mil horas de aulas técnicas, mais o restante de disciplinas tradicionais, totalizando 3 mil horas no total.
Como será o Novo Ensino Médio?
Com a mudança no ensino médio, cada município deve ter, obrigatoriamente, ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular no período da noite. Essa regra vale para quando houver demanda manifesta e comprovada para a matrícula dos estudantes.
Quantas matérias terão no novo ensino médio em 2025?
As disciplinas obrigatórias em todos os anos do novo ensino médio serão:
Português;
Inglês;
Artes;
Educação física;
Ciências da natureza (biologia, física, química);
Ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia).
O ensino obrigatório do espanhol, que estava previsto no projeto, será facultativo às escolas de acordo com a disponibilidade do sistema de ensino. O texto atual prevê apenas o ensino da língua inglesa como obrigatório para os alunos do ensino médio.
Esse assunto gerou bastante polêmica nos últimos meses, porque muitas entidades e secretarias de educação alegaram que a obrigatoriedade do espanhol poderia ser um grande desafio para as instituições de ensino, como falta de professores ou estrutura nas escolas.
Por outro lado, instituições estudantis defendiam que a obrigatoriedade do espanhol ajudaria a promover a integração latino-americana e atenderia às demandas do Enem.
Outra mudança no ensino médio prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.
Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades oferecidas aos alunos do Ensino Médio, além das disciplinas obrigatórias, que permitem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de interesse.
De acordo com as novidades, são previstos quatro itinerários formativos no novo ensino médio:
Linguagens e suas tecnologias;
Matemática e suas tecnologias;
Ciências da natureza e suas tecnologias;
Ciências humanas e sociais aplicadas.
As escolas não precisarão ofertar todos os quatro itinerários. A lei prevê que cada instituição de ensino tenha, no mínimo, dois deles disponíveis para os alunos.
Como está a educação em 2024?
Como foi dito anteriormente, as mudanças do novo ensino médio em 2024 se tornaram prioridade para o Ministério da Educação nos últimos anos, depois que professores, alunos e especialistas de todo o Brasil se manifestaram contra o modelo criado em 2017 e que entrou em vigor em 2021.
Entre as maiores críticas dos educadores, estavam a redução brusca de disciplinas tradicionais na grade curricular dos alunos, além da inclusão de conteúdos sem relevância acadêmica.
Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 6,5% dos estudantes da rede pública matriculados no ensino médio abandonaram a escola em 2022, aumentando os índices de evasão escolar no Brasil. Essa realidade se deve, além de questões socioeconômicas, ao fato de que o ensino médio se tornou pouco atrativo para os estudantes.
Na opinião dos especialistas, os motivos principais incluem: falta de estruturas adequadas nos colégios, como laboratórios de ciência ou informática, pouca flexibilidade ou adaptação nos currículos, despreparo dos professores, ausência de material didático, ausência de metodologias de ensino eficazes nas escolas.
Para a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, houve um aumento significativo da desigualdade no ensino nos últimos anos, especialmente entre a rede pública e privada. No entanto, ela avalia que as mudanças previstas para 2025 são bastante positivas.
"Acho que a gente chegou aqui em uma composição bastante positiva para ter um ensino médio mais moderno, o ensino médio que permite flexibilidade com aprofundamento, acho que essa é uma diferença bastante importante em relação ao que está em vigor hoje. O que a gente vai ter agora, aquilo que a gente já devia ter dito na lei anterior, que é ter itinerários que aprofundam o conhecimento e não itinerários que façam a dispersão dessa aprendizagem", declarou em entrevista ao Jornal Nacional.
Como os alunos devem se preparar para o novo ensino médio em 2025?
Para os alunos se prepararem para o novo ensino médio, que será implementado em 2025, é importante considerar algumas estratégias e aspectos. Ao estar consciente das mudanças que estão por vir, os alunos poderão se preparar de maneira mais eficaz para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo novo ensino médio a partir do próximo ano.
Confira algumas orientações importantes para estudantes e professores:
Familiarização com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Entender os objetivos e competências definidos pela BNCC será fundamental, pois essas diretrizes orientam o currículo e as habilidades esperadas em cada disciplina.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: O novo ensino médio enfatiza não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. Os alunos podem se preparar cultivando essas habilidades através de atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, clubes escolares, etc.
Autonomia e protagonismo: O modelo prevê maior autonomia para os estudantes na escolha de itinerários formativos. Os alunos podem começar a desenvolver habilidades de autoconhecimento e planejamento de carreira, explorando áreas de interesse e definindo seus próprios caminhos de aprendizagem.
Adaptação às novas metodologias: O novo ensino médio promove metodologias ativas de aprendizagem, como projetos interdisciplinares, aprendizagem baseada em problemas, entre outras. Familiarizar-se com essas abordagens pode ser benéfico, buscando oportunidades de participar de projetos ou atividades que estimulem a colaboração e a aplicação prática do conhecimento.
Aprimoramento da competência digital: Com o uso crescente de tecnologias educacionais, é importante que os alunos desenvolvam habilidades digitais, como pesquisa na internet, uso de ferramentas colaborativas online, criação de conteúdo digital, entre outras competências.
Acompanhamento das atualizações e orientações: Ficar atento às informações e orientações fornecidas pelas instituições de ensino, professores e órgãos educacionais é essencial para compreender as mudanças e como elas impactarão o seu percurso acadêmico.
Buscar apoio e orientação: Os alunos podem buscar orientação com professores, orientadores educacionais, pais e responsáveis para esclarecer dúvidas e obter suporte para se prepararem adequadamente para as mudanças no ensino médio.
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